Coração além da Copa: Cardiologista orienta sobre cuidados durante torneio
Mesmo que a Copa do Mundo estimule um exagero de emoções e aguce os prazeres do bar e da mesa, é bom também não complicar a retaguarda da saúde. Dessa forma, os torcedores devem ficar atentos ao próprio corpo, como por exemplo, sinais do coração. O alerta é feito pela cardiologista infantil e médica do exercício e do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Silvana Vertematti. A especialista orienta como aproveitar a festa sem eventos desagradáveis. “Diante da tensão e da expectativa de vitória, o corpo libera diversas substâncias neuroendócrinas, entre elas a adrenalina, que estimulam o organismo. Com isso, o espectador pode gastar tanta energia como se estivesse fazendo um exercício de média ou alta intensidade,” explica. Segundo ela, o fenômeno é semelhante ao que acontece com os “atletas de fim de semana”, que não praticam esportes regularmente e expõe o corpo uma sobrecarga de atividade física. Silvana diz que em ambas as situações os riscos são diversos. Entre os principais problemas estão Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, alteração rápida na pressão e arritmias cardíacas, podendo ocorrer, até em última instância a morte súbita. Para evitar problemas, a dica da médica é fazer exames de check-up anuais.
Ela recomenda o teste ergométrico, que avalia o amplo funcionamento cardiovascular, que deve ser associado a outros como exames de sangue para controlar níveis de colesterol ruim, açúcar, ácido úrico, função do rim e fígado e triglicérides.
Veja abaixo dicas da cardiologista infantil e médica do exercício e do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Silvana Vertematti:
- Evite exageros na alimentação e procure deixar de lado comidas gordurosas e álcool em excesso. Prefira alimentos frescos e de procedência reconhecida;
- Procure chegar cedo aos locais da competição. Isso evita o estresse e preserva as energias para assistir aos jogos;
- Preste atenção às condições climáticas do local e utilize roupas adequadas às temperaturas. Apesar de o clima ser de inverno, as oscilações de temperatura no Brasil são gigantescas;
- Lembre-se de hidratar-se bem com água e utilizar cremes de proteção para o corpo como protetor solar;
- Mantenha em dia sua avaliação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário